Memória


A FAEB foi criada em 1987 e se constitui na primeira entidade civil para-acadêmica voltada para a pesquisa e o ensino das linguagens artísticas (artes visuais, música, teatro e artes visuais), em âmbito nacional, congregando atualmente onze associações e núcleos regionais, a saber: AAEESC / Associação de Arte-Educadores do Estado de Santa Catarina; AAEPA / Associação de Arte-Educadores do Estado do Pará; AEBA / Associação de Arte-Educadores da Bahia;AERJ / Associação de Arte-Educadores do Rio de Janeiro; AESP /Associação dos Arte-Educadores de São Paulo; AGA-RS / Associação Gaúcha de Arte-Educadores; AMAE / Associação Maranhense de Arte-Educadores; AMARTE /Associação Mineira de Arte-Educação; ANARTE / Associação Nordestina de Arte-Educadores Núcleo Pernambuco; APAAL / Associação de Professores de Arte de Alagoas; APAEP / Associação Paranaense Paraná); APPARTE / Associação Paraibana de Profissionais de Arte na Educação; ASAE / Associação de Arte-Educadores do Distrito Federal; ASMAE / Associação Sul-Matogrossense de Arte-Educadores; Grupo de Estudos de Arte-Educadores do Espírito Santo; Grupo Semana Noêmia Varela do Piauí.


          Contando com esse apoio de base e estando bem estruturada em todas as regiões do Brasil, a FAEB vem liderando desde a sua criação um vigoroso movimento em favor da presença da arte na educação brasileira – seja atuando junto aos parlamentares da constituinte de 1988, na pressão sobre o Conselho Federal de Educação no momento da elaboração das diretrizes para o ensino superior e básico, na luta junto aos poderes públicos por conquistas que assegurem a qualidade do trabalho arte educativo na escola e na comunidade, dentre outras frentes. Representa ainda o Brasil junto ao CLEA / Conselho Latino Americano de Educação pela Arte e integra uma rede de entidades que almejam o fortalecimento da criação artística e o acesso à cultura.

          O congresso de São Luís será o vigésimo primeiro da história da FAEB, marcando a presença e a força do Norte e Nordeste que une o Brasil. Anteriormente foram realizados congressos em Brasília (três vezes); Florianópolis, Campinas e Goiânia (duas vezes) e também em São Paulo, Porto Alegre, Belém, Recife, Campo Grande, Macapá, Salvador, Rio de Janeiro, Ouro Preto, região do Cariri (CE) e Belo Horizonte.

          Será esta uma excelente oportunidade de integrar o estado do Maranhão na luta por mais investimentos na esfera da cultura, com projetos voltados para reflexão sobre a pesquisa em arte, educação e tecnologia para o apoio ao trabalho dos arte-educadores e para o suporte à ação dos agentes culturais. A cidade de São Luís, patrimônio universal da cultura, dará suporte físico e sentimental ao processo de construção de novas maneiras de formação de arte-educadores e de professores de arte.

          A parceria interinstitucional estabelecida entre a Universidade Federal do Maranhão / UFMA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão / IFMA, contando ainda o apoio dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, será a garantia de um congresso primoroso e socialmente válido.

A UFMA conta com larga experiência na formação de professores de arte, desde os anos 1970, além de contar com um mestrado interdisciplinar que dá forte ênfase em pesquisas acerca das linguagens da arte – PGCULT / Programa de Pós-Graduação Cultura e Sociedade.

O IFMA também tem um patrimônio memorável no que se reporta à relação entre arte e educação e o Campus Centro Histórico possui um perfil voltado para a cultura, arte e tecnologia.

Os campi de São Luís da UFMA e do IFMA estão sendo reformados atualmente, com previsão de inauguração das obras em tempo hábil para a realização do XXI CONFAEB – grandes auditórios, cine-teatro, salas de aula amplas, laboratórios de multimídia, praças e galerias. A união entre essas duas instituições será um marco muito importante na dimensão local mas também em termos nacionais, favorecendo a inserção e a inclusão das mesmas no panorama científico e artístico até mesmo no cenário internacional.




OBJETIVOS


         - Promover o encontro de pesquisadores, professores e estudantes de arte e de arte-educação, com vistas a possibilitar a elaboração de novos projetos de pesquisa em artes visuais, dança, música e teatro, bem como a ampliação dos já existentes.
       - Propiciar a visibilidade da pesquisa sobre arte, educação e tecnologia, ampliando as possibilidades de surgimento de novas abordagens relacionando a arte-educação aos seguintes temas: histórias do ensino de arte; formação de professores; métodos e teorias metodológicas; educação, arte e tecnologias da informação e da comunicação; recepção e mediação cultural; educação, arte, gênero e trânsitos nas estéticas do corpo; linguagens da arte e suas confluências interdisciplinares; multi e interculturalismo.
          - Definir estratégias de possíveis caminhos e as metas nacionais que permitam avançar na construção de saberes didáticos, pedagógicos, investigativos e de políticas públicas nos setores de arte-educação e cultura nessa região brasileira.
         - Gerar propostas de fomento à arte-educação, consolidando redes de informação e comunicação para a apropriação, criação e pesquisa nos campos artístico e cultural.

RELAÇÃO DE CONGRESSOS REALIZADOS DESDE 1988
I CONFAEB – 1988, Taguatinga (DF) – Tema: Formação do professor

II CONFAEB – 1989, Brasília – Tema: LDB. Evento paralelo: III Encontro Latino Americano de Arte/Educação (ELAE)

III CONFAEB – 1990, São Paulo – Apoio: Associação dos Arte-Educadores de São Paulo (AAESP)

IV CONFAEB – 1991, Porto Alegre – Tema: Ensino de arte: alienação ou compromisso. Apoio: Associação Gaúcha de Arte-Educadores (AGA)

V CONFAEB – 1992, Belém – Tema: Arte-educador: reflexões e práxis.   Evento paralelo: 1º Fórum sobre os Currículos dos Cursos de Artes. Apoio: AAEPA

VI CONFAEB – 1993, Recife – Tema: Alfabetização estética: da criação à recepção, projeto para o 3º milênio. Evento paralelo: 2º Fórum sobre os Currículos dos Cursos de Artes

VII CONFAEB – 1994, Campo Grande – Tema: Educação estética para a América Latina. Eventos paralelos: III Encontro Latino-Americano de Arte-Educadores / II Fórum Nacional de Avaliação e Reformulação do Ensino Superior das Artes

VIII CONFAEB – 1995, Florianópolis – Tema: Ensino de Arte e a socialização dos Bens Artísticos. Apoio: UDESC

IX CONFAEB – 1996, Campinas – Tema: Ensino de arte: rumos, ações e resistências. Apoio: AAESP e PUCCAMP

X CONFAEB – 1997, Macapá – Tema: Qualidade e produção para o ensino da arte. Apoio: Universidade Federal do Amapá

XI CONFAEB – 1998, Brasília – Tema: Políticas educacionais e culturais no limiar do séc. XXI. Apoio: ASAE/DF; UnB

XII CONFAEB – 1999, Salvador – Tema: É possível ensinar arte? Globalização, identidade e diferenças

XIII CONFAEB – 2001, Campinas – Tema: Ensino da Arte: História e Perspectivas. Evento paralelo: 1º Festival Sul-Sudeste de Arte sem Barreiras

XIV CONFAEB – 2003, Goiânia – Tema: Arte/Educação: Culturas do ensinar e culturas do aprender.       Apoio: FAV-UFG

XV CONFAEB – 2004, Rio de Janeiro – Tema: Trajetórias e políticas do ensino de arte no Brasil. Apoio: FUNARTE

XVI CONFAEB – 2006, Ouro Preto – Tema: Unidade na Diversidade: tendências, conceitos e metodologias no ensino da arte. Apoio: Associação Mineira de Arte-Educação (AMARTE) / UFOP / UFMG/ Prefeitura e Fundação de Arte de Ouro Preto

XVII CONFAEB – 2007, Florianópolis – Tema: FAEB 20 anos de história. Apoio: Associação dos Arte-educadores de Santa Catarina

XVIII CONFAEB – 2008, Cariri (CE): – Tema:Arte/Educação contemporânea: narrativas do ensinar e aprender artes. Apoio: Universidade Regional do Cariri – URCA

XIX CONFAEB – 2009, Belo Horizonte – Tema: Concepções contemporâneas. Em paralelo: Encontro Nacional de Arte/Educação, Cultura e Cidadania. Apoio: UFMG

XX CONFAEB – 2010, Goiânia – Tema: CONFAEB 20 anos: indivíduos, coletivos, comunidades e redes. Evento paralelo: VII Seminário do Ensino de Arte do Estado de Goiás. Apoio: FAV-UFG

XXI CONFAEB – 2011, São Luís – Tema:  Culturas da pesquisa: arte, educação, tecnologia. Evento paralelo: XI Encontro Humanístico. Apoio: UFMA; IFMA